A Atenção Cuidadosa???

Falaremos um pouco sobre o conceito do Zelo dentro da família Wing Chun Kung Fu.Zelo no Wing Chun

O Zelo como autêntica manifestação do sentimento, é um dos principais elementos de conexão entre os indivíduos que compõem uma família, onde a sensibilidade e a capacidade de percepção transindividual podem ser colocadas a serviço dessa coletividade através do constante cuidado com o desenvolvimento de si mesmo e com a evolução de seus “irmãos-kung fu”,conjugados ao respeito pelo mestre e à adequação do local dedicado à prática.

É a extensão da consciência da natureza humana para a conduta, sem perturbar a evolução natural de uma tendência.

O que caracteriza o praticante de Wing Chun Kung Fu é o zelo (idéia inicial de kwan wai) que se tem com o mundo, sendo seu cuidado, ao mesmo tempo, moral e material. Desta forma Friendos Pensadores chineses contemporâneos como Xu Fuguan e Mou Zongsan assinalaram que o aparecimento dessa “consciência cuidadosa” ocorreu no início do pensamento chinês.

Não são poucos aqueles que consideram o zelo como o elemento que deu origem ao desenvolvimento da cultura chinesa.

Como tem sido sua percepção das coisas para que possa cuidar de suas coisas, das pessoas que ama e de si próprio?

“Assim, o praticante de WING CHUN Kung Fu não somente deve ficar atento ao menor desvio, como também abordar cada situação com atenção necessária. Ele deve também se conformar ao seu princípio e favorecer, de modo eficaz, a sua evolução.

Esta conduta o deixa constantemente cuidadoso. A responsabilidade nasce do cuidado que ele tem com o mundo, pois essa é uma tarefa que, uma vez assumida, nunca mais findará. Quando Mencius (filósofo chinês) evoca a necessidade de voltarmo-nos para nós mesmos a fim de examinar nossa conduta,é para que possamos perceber em que medida foi, ou não, cumprida a nossa tarefa de zelar pelo outro.

O Zelo em diferentes estágios

O primeiro estágio de Zelo é quando os outros nos auxiliam a perceber nossos equívocos e nos mobilizamos internamente, lembre-se: nos mobilizamos internamente, ou seja, mobilização intrapessoal (aceitação, ação e atitude de mudança).

O segundo estágio de Zelo ocorre quando compartilhamos o recebido com os outros, por meio de mobilização interpessoal.”

Trabalhamos muito em nossas Sessões esses processos de mobilização, INTRAPESSOAL e INTERPESSOAL

Falaremos sobre o terceiro estágio do Zelo no próximo email…

© 2017 Canadian Wing Chun Fellowship  - Núcleo Curitiba - All Rights Reserved

Av. Cândido Hartmann, 920 – Champagnat – frente ao Restaurante Madero - Curitiba/Paraná

Contato: (41) 3039-3898/ 3106-1544 - 99246-8466 (Vivo)/ 99546-4143 (WhatsApp)


HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO- - Quarta: 9 às 11 hs, 14 às 16 hs (Espaço Batel), 19 às 21 hs (espaço Batel) - Sexta: das 9 às 11 hs, 14 às 16 hs - Sábado: das 9 às 12 hs e das 15 às 17 hs
 
logorereadygraph

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?