Quem foi Grão-Mestre Moy Yat?

Quem foi Grão-Mestre Moy Yat?Um dos discípulos mais próximos de Yip Man foi Grão-Mestre Moy Yat, a quem ele foi introduzido pela primeira vez em 1957. Durante 15 anos, Moy Yat manteve uma estreita relação com Yip Man, vivendo a “Vida Kung Fu”. Foi nessa época que ele aprendeu com Yip Man os princípios e aspectos mais profundos do Wing Chun (Ving Tsun). Não estando distante de Yip Man, mas sempre próximo, Grão-Mestre Moy Yat eventualmente evoluiu no aprendizado se tornando um dos seus principais discípulos. Em 1973, Grão-Mestre Moy Yat mudou para os Estados Unidos, onde começou a ensinar kung fu na cidade de Nova Iorque. Foi na região do Brooklyn, onde a semente da família Moy Yat Ving Tsun Kung Fu foi plantada. Moy Yat em breve iria desenvolver um grupo de alunos fiéis, pois muitos dos quais o tinham procurado vieram para aprender o autêntico Kung Fu. Assim como Yip Man tinha feito em Hong Kong, Grão-Mestre Moy Yat seguiu o exemplo de seu sifu e utilizou o mesmo método para ensinar a seus próprios alunos.

Ele incutiu nos seus alunos a importância da “Vida Kung Fu”, o uso dos princípios Ving Tsun na sua vida cotidiana. Ele sempre disse que Ving Tsun Kung Fu pode ser melhor aprendido fora da sala de aula. Isto é como o Ving Tsun ensinado por Yip Man era aprendido pelos seus alunos. Até seus últimos dias, Grão-Mestre Moy Yat viveu a sua vida intensamente, desta forma, gastando seu tempo vivendo e ensinando o Ving Tsun através da “Vida Kung Fu”. Grão-Mestre Moy Yat ainda hoje é muito respeitado em meio a comunidade, como um professor de kung fu e como um talentoso artista. Suas pinturas, caligrafia e esculturas de pedra podem ser visto ao longo de sua escola em Chinatown, bem como em mostras de arte que foram realizadas regularmente na cidade de Nova Iorque. Grão-Mestre Moy Yat aposentou do ensino físico do kung fu em seu 60º aniversário, mas continuou a ensinar os princípios de Kung Fu através da “Vida Kung Fu”, bem como ensinar arte de massagem até o seu falecimento. A Família Moy Yat Kung Fu é bastante extensa, com estudantes em todo o mundo espalhando a arte do Ving Tsun. Seus discípulos estão ensinando Ving Tsun em suas próprias escolas em todo os Estados Unidos e ao redor do mundo, com escolas também no Canadá, Brasil e México.

Conceitos do Ving Tsun

moyyatUm dia, quando Yip Man e dois dos seus discípulos, Lee Ving e Moy Yat, estavam andando até a Casa de Chá como faziam todos os dias, um vendedor ilegal de rua que vendia removedor de tinta abordou os três e intencionalmente salpicou tinta na roupa de Yip Man. Então, vendo um policial se aproximando, o Hawker (como eram chamados) tentou fugir. Antes que ele pudesse escapar, ele foi agarrado por Lee Ving, que estava muito chateado com o que este homem tinha feito a seu sifu. Sem incidentes, Yip Man e Moy Yat seguiram para a Casa do Chá, porque durante o tumulto Yip Man percebeu que Moy Yat pegou uma garrafa de removedor de tinta e o colocou no bolso. A coisa mais simples e direta a ser feita era ir para a Casa do Chá como tinham planejado fazer primeiramente o que tinham planejado e então cuidar da roupa manchada. Qualquer outra coisa teria sido excessiva.

Um confronto com o Hawker certamente não teria nenhum ganho a não ser desviar Yip Man de sua intenção original. Yip Man aplicou seu conhecimento dos princípios do Ving Tsun para resolver essa situação da melhor maneira possível. Moy Yat viveu a vida kung-fu com Yip Man por 15 anos, tornando-se um de seus principais discípulos. Na idade de 24, ele se tornou o mais jovem sifu treinado por Yip Man. Durante os últimos cinco anos da vida de Yip Man, Moy Yat era responsável por cuidar tanto da escola, como da organização de importantes eventos como o aniversário de Yip Man e da reunião anual da Associação Atlética de Ving Tsun. Até mesmo a aparência física da escola de Yip Man foi, e ainda é, em grande parte devido a talentos artísticos de Moy Yat. Sua presença ainda é sentida lá; grande parte da sua obra ainda paira sobre as paredes do prédio da Associação.kuenkuit

Moy Yat ainda seguiu os exemplos que Yip Man estabelecidos e até hoje é utilizado os mesmos métodos para ensinar a seus próprios discípulos e estudantes. Usando os princípios Ving Tsun em sua vida cotidiana, Moy Yat ensinava indiretamente (vida kung-fu.) Os alunos que gastavam mais tempo com Moy Yat do que apenas o tempo de sala de aula com ele, beneficiaram-se mais porque vivenciaram seu ving tsun. Este é o autêntico Ving Tsun, como ensinado por Yip Man e como deve ser aprendido. Moy Yat viveu sua vida desta forma, passando seus dias vivendo e ensinando Ving Tsun através da vida kung-fu, não chamando a atenção desnecessária para si ou para aqueles que o rodeavam. Ele já foi até mesmo chamado de “recluso Ving Tsun”, porque ele tende a evitar a publicidade, em vez de procurá-la.

Leia mais sobre “Juk Po – Registro Genealógico de Moy Yat”CLIQUE AQUI

Site de tributo a Grão-Mestres Moy Yat

http://www.moyyat.com

Fonte: http://moyyatvingtsunkungfu.com/

© 2017 Canadian Wing Chun Fellowship  - Núcleo Curitiba - All Rights Reserved

Av. Cândido Hartmann, 920 – Champagnat – frente ao Restaurante Madero - Curitiba/Paraná

Contato: (41) 3039-3898/ 3106-1544 - 99246-8466 (Vivo)/ 99546-4143 (WhatsApp)


HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO- - Quarta: 9 às 11 hs, 14 às 16 hs (Espaço Batel), 19 às 21 hs (espaço Batel) - Sexta: das 9 às 11 hs, 14 às 16 hs - Sábado: das 9 às 12 hs e das 15 às 17 hs
 
logorereadygraph

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?